Acreditamos que a Odontologia não deve se limitar a criar belos sorrisos e que precisa, também, incluir a promoção da saúde, a integração e a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas que fazem parte de nosso dia a dia.
Assim, participamos e/ou promovemos ações que buscam desenvolver o senso de comunidade e resgatam o verdadeiro espírito da Odontologia:

 



Dentista do Bem

 

 

A Vedovato Odontologia é voluntaria da ONG Dentista do Bem – Turma do Bem atendendo menores carentes de 11 a 18 anos que são triados pela ONG e encaminhados aos dentistas voluntários que “adotam” o tratamento dentário multidisciplinar destes jovens até eles completarem 18 anos, favorecendo assim sua entrada no mercado de trabalho, melhorando sua auto estima, curando suas dores de dente e ensinando como cuidar de sua dentição e da sua saúde geral.


O Dr. Eurípedes Vedovato participou do documentário Boca a Boca e esse filme escancarou a situação da saúde bucal no Brasil. Teve a direção de Marcio Wernek e foi lançado simultaneamente em novembro de 2009 nos países da América do Sul, Cuba, Portugal e Estados Unidos com versão em português, espanhol e inglês.

 

 





Dentista Verde

 




A Vedovato Odontologia juntamente com a Turma do Bem aderiu ao projeto DENTISTA VERDE que visa aplicar conceitos de sustentabilidade do planeta em seu lar e ambiente de trabalho incorporando no dia-a-dia atitudes como tratamento de resíduos sólidos, lixo infectante recolhido pela prefeitura para ser incinerado, reciclagem de plástico, papel e vidro, uso consciente de energia, água e e outros recursos, motivando funcionários e clientes a também fazerem o mesmo.

 

 

 




Black Jaguar Foundation

 

 

http://www.black-jaguar.org/

ONG que alerta para a condição alarmante de desmatamento da floresta amazônica e do cerrado no Brasil, que tem a onça negra como símbolo. Tem como objetivo uma contribuição tangível para realizar o Corredor da Natureza do Araguaia: o corredor de biodiversidade mais longo da Terra e um dos maiores projetos de reflorestamento da América do Sul. Milhares de espécies se beneficiarão, inclusive a nossa. Dezenas de milhões de árvores serão reflorestadas. Isso é altamente necessário à medida que o desmatamento drástico continua. A Vedovato Odontologia abraça essa iniciativa.

 

 





Vida Saudável


Você sabia que existem escolhas mais saudáveis do que o chocolate e o açúcar?
No texto a seguir você aprenderá mais sobre essas trocas saudáveis que podemos fazer no nosso dia a dia.

Alfarroba

Conhecida também como “chocolate de mentira” ou “chocolate saudável” esse produto é oriundo de uma planta, a Alfarrobeira, originária da região mediterrânea, que tem como fruto a alfarroba.

Existem indícios de que os romanos mastigavam as suas vagens secas, muito apreciadas pelo seu sabor adocicado.

Do fruto da alfarrobeira tudo pode ser aproveitado, embora a sua melhor parte está ligada à semente, de onde é extraída a goma, constituída por hidratos de carbono complexos (galactomananos), que têm uma elevada qualidade como espessante, emulsionante, estabilizante e múltiplas utilizações na indústria alimentar, cosmética, têxtil e farmacêutica.

O pó ou farinha de alfarroba, obtido da polpa da vagem torrada e moída, é utilizado para substituir o cacau. Porém o pó de alfarroba e o cacau diferem bastante no conteúdo de açúcar e de gordura, enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um elevado teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%. É importante ressaltar também que ela não possui lactose nem glúten.

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.


Agave

O agave - azul, cactus que fornece a matéria-prima para a destilação da tequila, é plantado, colhido e processado em uma região específica no México, Jalisco, a qual, possui 125 municípios com áreas de cultivo autorizadas para o Agave Azul, entre estes está o município de Tequila. O néctar é produzido a partir de quebra, filtragens, homogeneização e evaporação da planta.

O néctar do agave é composto basicamente por frutose (em torno de 85%). Como o açúcar (sacarose), o néctar de agave fornece por volta de 4 calorias por grama, porém é mais doce que o açúcar. Portanto, uma menor quantidade de agave acaba sendo usado pra adoçar, se comparado ao açúcar refinado.

Seu índice glicêmico (IG) gira ao redor de 10-20, apontado como baixo. Alimentos com baixo IG não provocam grande aumento do açúcar no sangue.

Por ser um adoçante natural, ele pode ser usado em qualquer receita, no cafezinho, no suco de limão, e até para preparar um delicioso bolo.

Devemos lembrar que, assim como todo alimento, o néctar de agave deve ser ingerido com moderação.


Mel

É um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso e açucarado que é produzido por abelhas a partir do néctar recolhido de flores, o qual é realizado por enzimas digestivas desses insetos, sendo então armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento.

Além de ser um ótimo adoçante natural, este alimento é cheio de benefícios porque conta com ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos e assim proteger contra doenças.

O mel conta com ação antioxidante e probiótica, esta última modifica o balanço da microbiana intestinal, estimulando o crescimento e/ou atividade de micro-organismos benéficos. Por ser rico em carboidratos e açúcar o mel é ótima fonte de energia, nele também encontramos potássio, magnésio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, manganês, cobalto, cobre e alguns outros minerais. Entre estes nutrientes, o potássio é o que está mais presente no mel e é interessante para o equilíbrio da pressão arterial.

A recomendação de consumo diário pode variar entre uma colher de chá (cerca de 10 gramas) a uma colher de sopa (aproximadamente 25 gramas). É importante ressaltar que este alimento, assim como os outros citados acima, deve ser apreciado com parcimônia e inserido em uma dieta saudável, com prática de exercícios físicos.


Dicas de uma Vida Saudável:

- Dê preferência para alimentos assados ao invés de fritos;
- Insira sempre na sua dieta diária frutas e legumes;
- Faça exercícios físicos regularmente;
- Beba por volta de 2L de líquidos diariamente (incluindo sucos e chás);
- Consulte sempre seu médico e dentista!




Voltar